sexta-feira, 30 de março de 2007

Adquirindo Sua Guitarra 1 - Marcas e Modelos

Se você pensa em adquirir sua guitarra e se iniciar neste universo mágico, a primeira coisa a entender é a noção de MARCA-MODELO. Isso é essencial para levá-lo a uma boa aquisição. Vejamos um exemplo. O que é a Volkswagen? Uma MARCA de automóveis não é mesmo? E o Gol 1.8? Um MODELO de automóvel da MARCA Volkswagen. Assim é o mundo da guitarra. MARCAS E MODELOS lotam as prateleiras e são escolhidos de acordo com o que se quer fazer. Isso é bem importante: definir que som pretende produzir. Como isso fica no campo do pessoal, fiquemos na questão MARCA-MODELO SEM NO ENTANTO PRETENDER UM REVISÃO HISTÓRICA DO SURGIMENTO DAS GUITARRAS. Vamos ficar nos limites do “comercial”, ok? A primeira marca a explorar comercialmente a guitarra foi a FENDER. E o primeiro modelo a ir ao mercado de massa foi a TELECASTER, década de 50.









Essa é considerada a guitarra do Country. É muito apreciada pelos do estilo. É essencial aqui que você perceba o CAPTADOR da guitarra. Captador é aquele negócio que fica logo depois do braço, no corpo da guitarra e por baixo das cordas. Eles servem exatamente para o que diz o nome: captar a vibração das cordas e leva-la até o amplificador através do cabo (do fio). Note que no caso da Telecaster a captação é composta por apenas um captador (captador também é chamado de pick-up). Esse é o captador que a Fender criou. É o precussor do famoso “single coil
Logo após o lançamento da Teleca
ster a Fender joga no mercado sua obra prima. Falo da STRATOCASTER. Esse é o modelo que caracterizou o instrumento. Quando se pensa em guitarra o leigo pensa logo no modelo Stratocaster. É uma guitarra SUPER ANATÔMICA, que se encaixa no corpo do músico de forma perfeita. Ela vem com 3 captadores single coils. Agora veja que são 3 captadores com características diferentes. O que fica encostado na ponte (“ponte” é aquela peça de metal que segura as cordas e onde se prende a alavanca) chamamos “captador da ponte”. O que fica perto do braço da guitarra recebe o nome de “captador do braço” e o que fica no meio, TCHAAAAAMMMM, chama-se “captador do meio” ou “middle”. Cada um deles tem um SOM DIFERENTE. O da ponte tem o timbre mais "ardido". O do braço tem um timbre mais “fechado”, grave. O do meio tem o timbre intermediário entre os dois extremos (óbvio, óbvio). Tem uma chavezinha no corpo da guitarra que é usada para ligar e desligar os captadores. Se o guitarrista quer algo “rascante”, agudo, “gritante” ele põe a chavezinha para baixo de tudo. Deixa ligado somente o captador da ponte. Entendeu?
No caso da Stratocaster a chavezinha tem 5 posição.

1- liga o captado da ponte

2- liga o captador da ponte e do meio
3- liga o captador do meio

4- liga o captador do meio e do braço
5- liga o captador do braço


São cinco timbres diferentes então. E ainda tem os “knobs”. Knobs são os botões giratórios no corpo da guitarra. O primeiro ( de cima) é de volume. Os outros são de graves e agudos, tonalidade, portanto. Vamos a frente então. Pouco tempo depois a fábrica concorrente da Fender lança uma guitarra com intuito de conter o avassalador sucesso da Stratocaster. A fábrica chamava-se (e chama-se) GIBSON. O modelo lançado, a LES PAUL. Além do desenho ser diferente, a Les Paul apresentava outra característica muito própria. Seu timbre. Se liga para que o vem ai. Lembra do captador da Fender, o single coil? Pois bem. Eles tem um traço que é muito marcante. Eles “chiam” no volume alto. Isso mesmo. Um chiadozinho sempre presente. É o famoso “chiado do single coil”. Nunca corrigiram isso. Ficou como um traço do modelo single coil. Pois um engenheiro da Gibson resolveu solucionar o problema. Ele pegou dois single coils e ligou os dois um no outro. O primeiro captaria o som das cordas. E o segundo filtraria tudo retirando o chiado. Deu certo. Mas modificou o timbre. O timbre desse novo captador ficou mais FECHADO, PESADO, GORDO. Nascia o famoso HAMBUCKING ( ou hambucker). É o captador da Gibson. –hambucking (ou Hambucker) Como o corpo da Les Paul é mais pesado (8 kilos de madeira maciça) e somando o fato dos captadores Hambucking tornar o som mais “fechado”, os timbres da Les Paul são bem “pesadões” mesmo. Muitos que querem um rock mais impactante usam a Les Paul (ou seus captadores). O pessoal do jazz adotou a Gibson Lês Paul de imediato. Assim, TODAS AS GUITARRAS QUE VIERAM DEPOIS DA STRATOCASTER FENDER E DA LES PAUL GIBSON SÃO INSPIRADAS NESSES DOIS MODELOS. Eu disse TODAS. Pode ir ao mercado e cosntatar o fato.. Veja os desenhos das guitarras. Todos os designs se inspiram numa ou noutra. E os captadores também. Ou são single coils ou são hambuckings. Claro que hoje temos opções de misturar os dois. Muita gente (e quero fazer na minha) que possui stratocaster substitui um captador single coil (dos três originais) por um hambuking adaptado ao desenho strato. Assim ficamos com o melhor da Les Paul no desenho anatômico da strato (já que o desenho da Les Paul – a despeito de sua beleza – é super incômodo). Como forma de elastecer seus conhecimentos, vai um adendo. A Gibson lançou um modelo mais leve de guitarra ainda com o intuito de fazer frente as stratos. É a SG Gibson. Ela vem com dois hambuckers mas o corpo é mais leve.
O fato é que afora as guitarras acústicas e semi acústicas,
todas as outras guitarras seguem um modelo ou outro (Strato ou Les Paul). Claro que as fábricas criaram se
us próprios desenhos. Por exemplo , a Tagima T-Zero é um desenho próprio da Tagima ( o design T-Zero) . Mas observe bem e veja que o corpo se inspira na Strato. Quanto aos captadores, ela vem com uma mistura: um single coil no braço e um hambucker na ponte. Vamos ver outros modelos? Saca só esse modelo JEM, marca Ibanez. O design é de uma Stratocaster cagada e cuspida. Olhe os captadores. Dois hambuckers (ponte e braço) e um single coil no meio (middle). Por fim, um ultimo tema. A PONTE. Como foi dito, a Ponte é o que segura as cordas no corpo da guitarra. Basicamente temos dois tipos de ponte. A tradicional com tremolo e a floyd rose. Ponte Tradicional com Tremolo Repare que na ponte se prende a alavanca, essa haste de metal dependurada. Nesse tipo de ponte , quando vc pressiona a alavanca para baixo, a ponte vem para frente e folga as cordas. Se vc pressiona repetidas vezes e rapidamente o som “treme”... É o tremolo. Mas aí inventaram a famigerada “Floyd Rose” ou ponte Flutuante. Veja a imagem A diferença é que ela fica solta. Explico. Se vc empurra a alavanca para baixo as cordas afrouxam. A diferença entre essa e a outra ponte é que essa VC PODE PUXAR A ALAVANCA PARA CIMA TAMBEM. Ao invés de afrouxar as cordas , feito isso – puxar para cima – as cordas TENSIONAM MAIS AINDA. Resultado som mais agudo, gritado. Essa ponte possibilita mil efeitos. O Steve Vai é o mestre no uso dessa ponte. Posso trocar a ponte de minha guitarra.? Claro que sim. A gente chama “customizar”. Isso é, envenenar a guitarra de acordo com o gosto. Na minha strato quero colocar uma ponte floyd rose, um captador hambuker e uma trava no braço para prender as cordas e evitar que desafinem facilmente. Bom, é mais ou menos isso ai. Ficou de fora um monte de coisa. Mas isso é para outra vez e quando vc estiver já com a guitarra em mãos. E vamos as compras... Abraços

Nenhum comentário: